Acompanhe minha trajetória
A Astrologia foi ao meu encontro em uma noite no mês de maio de 1982. Ao olhar para o desenho daquela mandala nas mãos de uma colega de outra turma da Faculdade de Direito (UFRGS), senti uma conexão imediata, como se uma parte minha muito antiga se recordasse de algo que nem eu mesma sabia que sabia.
Comecei a estudar Astrologia com entusiasmo e paixão. Aquela linguagem simbólica me traduzia várias coisas com uma clareza até então desconhecida para mim. Mas foi em São Salvador, a nossa primeira capital brasileira, que participei de um Congresso de Astrologia cinco anos mais tarde e comecei, ainda que timidamente, a dar os primeiros passos como astróloga.
Em 1988, já novamente no paralelo 30 sul, ganhei um programa de rádio (Pampa AM) e, quase dois anos depois, tomei uma decisão que reorientou minha jornada existencial: escolhi me dedicar inteiramente aos estudos astrológicos, abandonando minha carreira acadêmica de Profa. Mestra em Literaturas de Língua Portuguesa (UFRGS).
Minha trajetória como professora de Astrologia iniciou nos idos dos anos ’90, a partir de um convite que me foi feito pelo então coordenador do Liceu de Síntese da G.F.U., Prof. Renato Henriques. Foi uma experiência maravilhosa e, durante quatro anos, estive à frente da coordenação do Curso de Astrologia naquela instituição. Simultaneamente, comecei a dar aulas e palestras em outros locais – foram muitos grupos de estudos e vários alunos em diferentes lugares. Foi nesta mesma época que iniciei meus estudos e práticas nas Tradições Sapienciais.
Em 1994, Mauro Pozatti e eu criamos o Tawa – um local onde as Tradições Sapienciais, a Ciência, a Filosofia e a Arte tinham o seu espaço de encontro através das múltiplas atividades que eram promovidas. Também aqui nascem os primeiros grupos dos Círculos Femininos Tendas e Clãs do Sul® e os grupos de homens do Movimento Guerreiros do Coração. Quatro anos mais tarde, estes grupos formariam o Movimento Guardiães do Amanhã®.
Em 1995, Mauro, Martha Vecchio e eu criamos a Unipaz-Sul. Dez anos depois, na parceria (de tantos sonhos!) com duas amigas e astrológas, Adriana Gottardo e Cilúlia Machado, foi criada a primeira versão do Curso de Formação em Astrologia e a I Jornada Gaúcha de Astrologia & Transdisciplinaridade. Simultaneamente, surgia o NEARS (Núcleo de Estudos Astrológicos do RS) que foi muito ativo por dois anos.
O fato de termos organizado o VIII Congresso Holístico em 2002, cujo tema era “O reencantamento do mundo”, me proporcionou experiências singulares e estruturantes. A estreita convivência (mesmo que breve) com grandes pensadores, pesquisadores, artistas, cientistas, educadores, filósofos, terapeutas e representantes de diversas e variadas tradições sapienciais que encarnam vividamente, através de suas existências e de suas obras, o movimento de mudança paradigmática foi um privilégio.
Seguindo os movimentos celestes, o ciclo da Unipaz-Sul findou em 2019. Lançada em plena pandemia, desde 2020 a Casa V – Astrologia & Simbolismo®, vem promovendo Cursos e Grupos de Estudo e Pesquisa em Astrologia, eventos e jornadas de mitologia e simbolismo.
Minha própria jornada pessoal foi me convidando a olhar para a Vida, as pessoas e o mundo, em eterna mutação, com o encantamento e a perplexidade, com a reverência e o assombro que são inerentes ao mistério que se impõe nas contradições muito alheias a qualquer tentativa de explicação. Este é o meu convite para quem vem comigo e que perpassa tudo e cada atividade que proponho.
Instrutora de Hatha Yoga (GFU/RS) – 1980 a 2006.
Profa. mestra em Literaturas de Língua Portuguesa (UFRGS/1986).
Cofundadora, diretora, focalizadora e facilitadora de diversos seminários nos Programas de Estudos Avançados em Psicologia Transpessoal e em Astrologia da Unipaz-Sul / Tawa (1995-2019).
Mentora e facilitadora dos Círculos Femininos Tendas e Clãs do Sul® (1994 – ).
Mentora e facilitadora do Projeto 09 Luas (gestantes).
Coprodutora e coorganizadora do VIII Congresso Holístico Brasileiro e V Congresso Holístico Panamericano (2002).
Formação em Constelações Familiares (IBH/Alemanha/2007).
Cocriadora e facilitadora do Projeto Maternidade e Paternidade Conscientes® (2019 – ).
Tendas e clãs do sul – jornadas de amor e cura. (Porto Alegre: Dacasa, 2004).
O Ser e o Todo – uma astrobiografia de Pierre Weil. (Porto Alegre: Gênese, 2010).
Além das constelações – herança, memória e transpessoalidade em Astrologia. (Porto Alegre: Gênese, 2012).
Astrologia no Paralelo 30 Sul: Diálogos Latino-Americanos. (Porto Alegre: Gênese, 2014).
O céu de Frida. (Porto Alegre: edição da autora, 2020).
À Luz da Estrela da Manhã: astrologia, mulheres e poder. (Porto Alegre: edição da autora, 2020).
Com uma jornada de mais de 40 anos na Astrologia, Lucia D. Torres dedica-se a ajudar as pessoas a compreenderem seu propósito de vida e a navegarem por desafios através de consultas astrológicas personalizadas.