O Sol transita em Aquário, regido por Urano (Saturno é o corregente) e associado ao elemento Ar. Na Doutrina das Correspondências, este signo está associado à parte inferior das pernas, os calcanhares, à circulação sanguinea.
Aquário está relacionado às relações sistêmicas.
Quando alguma parte do conjunto toma a iniciativa de funcionar desrespeitando a unidade do todo, provoca uma ruptura neste equilíbrio delicado (rupturas são bem uranianas). Afinal, sem a coordenação celular da respiração, circulação ou transmissão dos sinais, a capacidade do corpo funcionar de forma saudável fica severamente comprometida. Se pensarmos em um coletivo, onde as pessoas se aglutinam por alguma ideologia comum, tal cooperação fluida só é possível quando o grupo estabelece um vínculo maior em razão de um propósito que o unifica. Nem todo conjunto de pessoas é um grupo, nem todo grupo é uma egrégora.
Na Astrologia da Saúde, as casas I, VI, VIII e XII têm muito a nos dizer a respeito das vulnerabilidades. Os signos onde se encontrarem o ASC, o Sol e a Lua também.
A excitação emocional pode estar presente se a Lua estiver envolvida nesta configuração bem como uma natureza irritadiça. Explosões emocionais também são típicas. O dilema liberdade versus vinculação é típico aqui.
Aquário relaciona-se aos espasmos, a uma agitação interna. Muitas vezes, as pessoas acordam com caimbras pela manhã, por exemplo. Quando isso é recorrente, pode sinalizar que estão na defensiva (Aquário e Urano detestam ser controlados). Esta tensão interna pode ter a sua origem em alguma insegurança e/ou medo (emoções saturninas). O desafio é reconhecer as suas necessidades e encontrar caminhos para expressá-las, aceitar as mudanças que se apresentam e parar de resistir.
Se estivermos atentos e presentes, o corpo nos avisa e nos alerta. Por isso, observe o que pensa e sente, o que expressa e o que cala. Sua serenidade ou agitação está diretamente relacionada ao (des) equilíbrio deste sistema delicado e inteligente.
Então, não ande distraído pela existência: oriente-se pelos céus.