Artigos

Áries

Até o dia 20, o Sol transita em Áries. Hoje, particularmente, faz conjunção partil com Quíron (nossa ferida sagrada). Existe um grau de competição e combatividade muito forte neste signo ígneo que não admite ficar em segundo lugar. Aqui, trata-se do velho tema edipiano: “quem passa na ponte primeiro”, onde Édipo encontra-se com Laio e ambos desconhecem um ao outro. Por extensão, ecoa nos mitos (e na vida) o aspecto do Pai Terrível que não admite envelhecer nem, tampouco, ser superado pela juventude viril de seu filho. A liderança e o comando, a independência e a autonomia encontram seu contraponto na necessidade de olhar e reconhecer as demandas alheias (o oposto complementar libriano). Como equilibrar o andar junto e o andar só?

Como todo signo de Fogo, Áries é assertivo e direto e, talvez, um pouco mais afoito e impaciente que os outros. Regido por Marte, está associado à cabeça, ao ferro, às armas, ao sangue.

Na Astrologia da Saúde, as casas I, VI, VIII e XII têm muito a nos dizer a respeito das vulnerabilidades psicofísicas. Os signos do ASC, do Sol e da Lua também assinalam a vitalidade, a saúde, o condicionamento físico. Naturalmente, este é um estudo bastante complexo. O que oferecemos aqui são pontos de reflexão.

Embora o que se espere de Áries seja coragem e impetuosidade, muitas vezes, este dinamismo não aparece no dia a dia. Há um sentimento de impotência, de resistência passiva, gerando raiva e ansiedade. Nestes casos, a contradição entre o que se quer e o que se faz pode gerar muitas emoções destrutivas que se manifestam através de inflamações e infecções generalizadas, febre, pressão alta, bruxismo ou, ainda, anemias e desequilíbrios na constituição sanguínea.
Se estivermos atentos e presentes, o corpo nos avisa e nos alerta. Todo sintoma é um convite à reflexão. Talvez uma das maiores descobertas do século passado é que a matéria é inteligente. Corpo é alma – seus humores estão diretamente relacionados ao (des) equilíbrio deste sistema delicado e interdependente.

Então, não ande distraído pela existência: observe-se e oriente-se pelos céus.

plugins premium WordPress