Artigos

Virgem

Como eu sempre gosto de lembrar aos meus alunos, os chineses dizem que “a doença vem quando o sonho morre…” Sem dúvida, esta é uma imagem poética – recorda que qualquer desequilíbrio físico é consequência de um desequilíbrio iniciado nos corpos sutis (mental e emocional). Tudo é muito sistêmico no corpo humano e somos seres multidimensionais. Logo, trata-se de “escutar” o que o sintoma tem a nos dizer ao invés de, simplesmente, tentar eliminá-lo.

Na Astrologia da Saúde, as casas I, VI, VIII e XII tem muito a nos dizer a respeito das vulnerabilidades. Os signos onde se encontrarem o ASC, o Sol e a Lua também. Naturalmente, este é um estudo bastante complexo e as infos que se seguem são apenas o convite para que você se observe mais: não estamos falando dos “virginianos” e, sim, das somatizações possíveis a esta manifestação arquetípica.

Até o dia 22 deste mês, o Sol está transitando no signo de Virgem, regido por Mercúrioe pelo elemento Terra. Na Doutrina das Correspondências, este signo está associado aos intestinos e ao sistema nervoso do corpo humano.

No século passado, descobriu-se esta inter-relação incrível entre a mente e o aparelho digestivo, particularmente o intestino: a massa de tecido neural dali produz mais de 30 neurotransmissores diferentes. Daí o epíteto “segundo cérebro”. E esta conexão funciona nos dois sentidos, afetando mutuamente o desempenho dos dois sistemas.

70% das células do nosso sistema imunológico vivem no intestino e vários estudos têm mostrado evidências sobre a relação entre a ansiedade, stress e depressão e o microbioma intestinal.
Se estivermos atentos e presentes, o corpo nos avisa e nos alerta. Por isso, observe o que pensa, sente e quais são os alimentos de sua dieta. Seus humores estão diretamente relacionados ao (des) equilíbrio deste sistema delicado e inteligente.

Então, não ande distraído pela existência: oriente-se pelos céus.

plugins premium WordPress